quinta-feira, 29 de outubro de 2009

2º ENCONTRO DE GASTRONOMIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

A Vila Cultural Aluá promove no próximo dia 31 de Outubro, o 2º Encontro de Gastronomia Africana e Afro-brasileira de Londrina. Desta vez o prato escolhido é a Cachupa-Rica, típico de Cabo Verde, um arquipélago formado por 10 ilhas no Oceano Atlântico inabitado até a chegada dos portugueses em 1460. O prato tem duas versões, a Cachupa-Rica e a Cachupa-Pobre, o que diferencia uma da outra é que a primeira leva na receita uma variedade de carnes como frango, pedaços de carne de porco e carne de vaca, e consumida entre aqueles com maior poder aquisitivo, enquanto que na Cachupa-Pobre, como o próprio nome sugere, a carne é substituída pelo peixe, alimento abundante nas ilhas e acessível à maioria da população. Rica ou Pobre a Cachupa é um prato que enche os olhos pelo seu colorido e sabor exótico, pelo menos para nós brasileiros.
Como de praxe o evento pretende trazer um pouco de conhecimento sobre o país de origem da receita. Durante o evento será exibido um vídeo que trará um pouco da história, da geografia, da cultura e outras curiosidades de Cabo Verde. Outra prática adotada nestes encontros é a homenagem a uma personalidade negra londrinense. No primeiro encontro, realizado em junho, o homenageado foi o dançarino Édio Elias Gonçalves pelos seus 30 anos dedicados à profissão. E no próximo dia 31, Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, que neste ano comemorou 59 anos de vida, a maior parte deles dedicados à defesa e difusão da cultura afro-brasileira em Londrina. D. Vilma é convidada de honra para receber as homenagens da Vila Cultural Aluá.
A novidade deste 2° Encontro de Gastronomia Africana e Afro-brasileira é a presença de Valdir Sampaio & Sua Banda para animar os participantes com samba de primeira qualidade, relembrando grandes sucessos e animando a digestão. Em suma, tudo acaba em samba, mesmo!
O Grupo Africanidades é o responsável pelo cardápio e o evento tem o patrocínio da Aluá Arte Afro-Brasil, Prefeitura de Londrina através do Promic e realização da Vila Cultural Aluá.
LOCAL: Vila Cultural Aluá (R. Araguaia, 927)
HORÁRIO: 20H
INGRESSOS: R$ 10,00 (Antecipado ou com reserva) e R$ 15, 00 (no dia do evento) à venda na Vila Cultural Aluá e na Livraria Ciranda (R. Jorge Velho, 48)
INFORMÇÕES E RESERVAS: 3329-7603

Nenhum comentário:

Postar um comentário